Comunicações (resumos/atas)

Internacionais

  1. Estrela, E. (2022). Curriculum as the fluid for unsureness times: In between the solid and the liquid. Comunicação aceite na ECER, Education in a Changing World: The impact of global realities on the prospects and experiences of educational research, Yerevan State University, Yerevan. Resumo disponível aqui
  2. Estrela, E., Lopo, T. T., & Teodoro, A. (2022). The evidence-based education policy movement and its effects on the curriculum policy in Portugal (2011-2019). Comunicação aceite na ECER, Education in a Changing World: The Impact of Global Realities on the Prospects and Experiences of Educational Research, Yerevan State University, Yerevan. Resumo disponível aqui
  3. Galego, C., Canário, S., & Teodoro, A. (2019, 3-6 setembro). PISA and literacy concept: Analyse of the centrality of literacy as the main operative concept in student assessment. Comunicação apresentada na Conferência ECER 2019, Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future, Universidade de Hamburgo, Hamburgo. Resumo disponível aqui
  4. Lopo, T. T. (2021,  2-3 setembro). The role of Portuguese think tanks in shaping education policy. Comunicação apresentada na  ECER 2021 – Emerging Researchers’ Conference, Genebra, Suiça. Resumo disponível aqui
  5. Lopo, T. T. (2022, 8 abril). PISA et “PISA pour le développement”: deux programmes, un même discours? Comunicação apresentada no Seminário L’évaluation PISA: questions, enjeux et débats internationaux. Universidade de Lille, Lille, França. Programa disponível aqui
  6. Lopo, T. T., & Rosa, V. (2021, 23-28 fevereiro). PISA as Big Science. Comunicação apresentada no IV ISA Forum of Sociology, Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality, Porto Alegre. Resumo disponível aqui
  7. Rosa, V. (2021, 3 junho). PISA, big data e industrialização da educação. Comunicação apresentada na International Conference on Politics and History of Education: Transfer, Transnationalization and Transformation of Education Policies (1945-2018), University of La Laguna, Tenerife.
  8. Rosa, V., & Lopo, T. T. (2021, 25-27 maio). The Portuguese participation in the international PISA survey: Discourses and practices of principals, coordinators and students. Comunicação apresentada na International Conference Sociology of Education in Southern Europe: A Step Forward (SESE Conference), Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão. Resumo disponível aqui
  9. Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2019, 23-24 setembro). O contributo dos inquéritos internacionais na área da educação (PISA, TIMSS e PIRLS) para a formação dos docentes. Comunicação apresentada no Congresso Internacional sobre Profissionalidade Docente, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Resumo disponível aqui
  10. Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2020, 27 novembro). A participação de Portugal no inquérito internacional PIRLS (2011-2016). Comunicação apresentada no 3rd WCCES Symposium, Teachers, Teaching Profession, and comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues Related to COVID-19. Resumo disponível aqui
  11. Teodoro, A. (2019, 21-24 maio). A success story? A research project about Portugal and the PISA (2000-2015). Comunicação apresentada na XVII World Congress of Comparative Education, Riviera Maya, Cancun. Resumo disponível aqui
  12. Teodoro, A. (2022, 15 março). The impact of neoliberal globalisation on education policy. Palestra na Laurea Magistrale in Wellness, Sport and Health, Universidade de Bolonha, Bolonha, Itália. Resumo disponível aqui
  13. Teodoro, A., Lopo, T. T., Teodoro, V., Carita, A., &  Estrela, E. (2021, 30 agosto – 2 setembro). A Success story? The PISA impacts on media discourse and public policies in Portugal (2000-2018). Comunicação apresentada no  Invited Symposium What contribution can PISA 2025 make to improving science education? na ESERA Conference 2021 Fostering Scientific Citizenship in an Uncertain World, Braga, Portugal. Resumo disponível aqui

Nacionais

  1. Araújo, A. L., & Borges, L. (2019, 5 julho). Uma história de sucesso? Portugal e o Pisa (2000-2015). Comunicação apresentada no 9.º Encontro de Investigadores do CeiED, Investigação em Educação: Olhares Plurais na Co-criação de Justiça Cognitiva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Resumo disponível aqui
  2. Estrela, E., Lopo, T. T., & Teodoro, A. (2019, 13-14 junho). O movimento da evidence-based education policy e as políticas curriculares em Portugal. Comunicação apresentada no II Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto. Resumo disponível aqui
  3. Lopo, T. T. (2020, 10-12 setembro). Think tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação. Comunicação apresentada  no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto. Resumo disponível aqui
  4. Lopo, T.T. (2019, 30-31 maio – 1 junho). Os estudos de avaliação comparada sobre a educação cívica e a sua influência na decisão sobre políticas educativas. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Resumo disponível aqui
  5.  Lopo, T. T. (2021, 13 de janeiro). Avaliações internacionais de larga escala: Portugal à Procura de uma pertença global? Comunicação apresentada no 1.º Webinar SPCE-SEC, Lisboa. Resumo disponível aqui
  6. Lopo, T. T. (2021, 29-31 março). A favor e contra: Uma genealogia da decisão política sobre a entrada de Portugal no PISA (1995-2001). Comunicação apresentada no XI Congresso Português de Sociologia – Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente, Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa  e ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa. Resumo disponível aqui
  7. Lopo, T. T., & Rosa, V. (2021, 15-17 setembro). O PISA: Discursos e práticas dos diretores, coordenadores e alunos de escolas portuguesas. Comunicação apresentada no XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro e 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, Coimbra, Portugal. Resumo disponível aqui
  8. Maia, J. S., Mascarenhas, D., & Rosa, V. (2022, 26-29 abril). TALIS 2018: Uma análise comparativa entre países europeus mediterrâneos. Comunicação apresentada no INW22 – Conference – Intercultural Week, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
  9. Mascarenhas, D., Rosa, V., & Maia, J. S. (2019, 25-26 outubro). O contributo do PISA, do TIMSS e do PIRLS na educação: Balanços e perspetivas. Comunicação apresentada no Colóquio CIDInE Inovação em educação: Balanços e perspetivas futuras, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto. Resumo disponível aqui
  10. Rosa, V. (2020, 9-11 dezembro). A participação portuguesa no inquérito internacional PIRLS (2011-2016). Comunicação apresentada no XIV Congresso Internacional Educação e Inovação – Rumo a uma Educação Sustentável, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e Universidade de Granada, Coimbra.
  11. Rosa, V. (2021, 26-29 janeiro). A participação de Portugal no PISA: Políticas, práticas e problemáticas. Comunicação apresentada no XXVIII Colóquio 2021 da AFIRSE Portugal, Educação e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea. Resumo disponível aqui
  12. Rosa, V. (2021, 18-19 fevereiro). A participação portuguesa no International Computer and Information Literacy Study (ICILS). Comunicação apresentada na VII Conferencia Ibérica de Innovación en Educación con TIC (ieTIC2021), Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Universidade de Salamanca, Universidade Aberta, Bragança. Resumo disponível aqui
  13. Rosa, V. (2021, 24-25 março). PISA: Avaliação em larga escala e mudança educativa. Comunicação apresentada na IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education Students and Teachers, Universidade de Évora.
  14. Rosa, V. (2021, 15-16 julho). Reading literacy assessment in Portugal and Brazil. Comunicação apresentada no International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), Instituto Politécnico de Portalegre.
  15. Rosa, V. (2021, 20-23 julho). A participação de Portugal no International Computer and Information Literacy Study (ICILS). Comunicação apresentada no CIHELA 2021 XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação. Associação de História da Educação de Portugal — HISTEDUP. Resumo disponível aqui
  16. Rosa, V. (2021, 28-29 outubro). O PISA e a literacia financeira: Os resultados de Portugal. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, Universidade Lusófona. Resumo disponível aqui
  17. Rosa, V. (2022). A participação de Portugal no PISA: Políticas, práticas e problemáticas. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, & A. R. Faria (Eds.), Educação e idades da vida – Problemáticas de investigação e desafios na sociedade contemporâneaAtas do XXVIII colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 603-612).  AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Resumo disponível aqui
  18. Rosa, V. (2022, 9-11 fevereiro). International Computer and Information Literacy Study (ICILS): Avaliação do conhecimento de tecnologia da informação e comunicação de alunos e professores. Comunicação apresentada no XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal – A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  19. Rosa, V. (2022). O PISA e a literacia financeira. In J. Serrão, M. N. Gonçalves, H. Bracons, J. V. Brás, & A. Cabral (Eds.), Ebook do II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (pp. 160-170). Edições Universitárias Lusófonas.
  20. Rosa, V. (2022, aceite). O PIRLS e a performance de leitura. Comunicação submetida no IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação – A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias, 12 a 14 de maio de 2022, Instituto de Educação da Universidade do Minho.
  21. Rosa, V. (2022, submetida). O estudo internacional TIMSS e a participação de Portugal. Comunicação submetida no XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 15 a 17 de setembro de 2022, Lisboa.
  22. Rosa, V., & Lopo, T. T. (2020, 20-22 setembro). PISA, Big Science e o trabalho científico sobre educação em Portugal. Comunicação apresentada  no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto. Resumo disponível aqui
  23. Rosa, V., & Lopo, T. T. (2021, 29-31 março). Os discursos e as práticas dos diretores, coordenadores e alunos das escolas portuguesas no âmbito da participação no inquérito internacional PISA. Comunicação apresentada no XI Congresso Português de Sociologia – Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente. Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa  e ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa. Resumo disponível aqui
  24. Rosa, V., & Lopo, T. T. (2021). A OCDE e a educação. O PISA e a sua transformação num projeto de “big science”. In L. G. Correia, & T. Neves (Eds.), Liberdade, equidade e emancipação. Atas do XV congresso da SPCE (pp. 464-472). SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Resumo disponível aqui