CANCELADO: Congresso Internacional, 14-15 maio 2020

Nos dias 14 e 15 de maio de 2020, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, acolhe o Congresso Internacional Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), enquadra-se nas atividades do projeto de investigação financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/30084/2017), Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015).

Convida-se toda a comunidade académica, educativa e potenciais interessados a submeter trabalhos num dos quatro eixos temáticos do Congresso, lembrando que a data limite para submissão de proposta de comunicação e póster termina em 31 de março.

 

Tema e Eixos Temáticos

Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação, influenciando decisores políticos, gestores escolares e os media. Em linha com o aumento dos países participantes nesses inquéritos, também o número de organizações responsáveis pela sua operacionalização, gestão e realização tem vindo a crescer e inclui, atualmente, uma extensa rede de atores públicos e privados, entre os quais, se incluem a OCDE, a IEA, a SACMEQ, a Unesco e o Banco Mundial. Essa dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica internacional. Neste enquadramento geral, o Congresso propõe a análise e discussão do tema das avaliações internacionais em larga escala na sua relação com a mudança educativa.

As propostas de participação no Congresso devem estar enquadradas num dos seguintes eixos temáticos:

  • Big Science, Big Data e os Inquéritos Internacionais na Educação
  • A influência dos Inquéritos (PISA, TIMSS e PIRLS) na formação de professores, nos exames e nas práticas escolares
  • Literacia, o PISA e a Regulação das Políticas de Educação
  • Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA

Datas Importantes

  • Até 31 março: Submissão Comunicação/Póster
  • Até 15 abril: Notificação Comunicação/Póster*
  • Até 30 abril: Inscrições primeira fase
  • Até 13 maio: Inscrições segunda fase
  • 14-15 maio: Inscrições terceira fase**
  • 14-15 maio: Congresso
  • Até 31 maio: Envio de texto completo***

* Os autores que tenham propostas de trabalho aceites pela Comissão Científica devem efetuar a inscrição e o pagamento no Congresso até ao dia 30 de abril.
** Necessária a apresentação,  no local de credenciação do evento, do comprovativo de pagamento da inscrição .
*** O envio do texto completo é facultativo e deverá ser enviado depois da notificação de aceitação da proposta de comunicação. O texto a submeter deve estar de acordo com este modelo.

A Comissão Organizadora reserva o direito de não publicar textos que não estejam de acordo com a norma e o formato definidos.

Modalidades de Participação

Existem duas modalidades de participação no Congresso: Comunicação e Póster. A submissão de propostas, em qualquer uma das modalidades, deverá estar enquadrada num dos eixos temáticos do Congresso. As propostas podem ser submetidas numa das seguintes línguas de trabalho: português, inglês ou espanhol.

Comunicação
O resumo da comunicação deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Devem ser indicadas até 5 palavras-chave.
O envio do texto completo para integrar o livro de Atas do Congresso, em formato digital, é facultativo.
O texto completo só deverá ser enviado para a Comissão Organizadora depois de o resumo da comunicação ter sido aprovado pela Comissão Científica do Congresso.
O texto completo deve ser enviado num ficheiro doc do Microsoft Word, utilizando o modelo disponível aqui
Os textos podem ser escritos numa das três línguas do Congresso: português, inglês ou espanhol.

Póster
O resumo da comunicação em póster deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Deverá apresentar a descrição concisa do trabalho; os objetivos, a metodologia, análise e descrição de resultados; e reflexão final.
O póster a apresentar no Congresso deverá ter as dimensões de 100x90cm. Pode conter fotos, gráficos e texto, desde que a visualização não seja prejudicada. O póster deve ainda obedecer às seguintes normas:

  • Título em letras maiúsculas visível a 2 metros de distância;
  • Nome e instituição dos/as autores/as, também em destaque e logo abaixo do título;
  • Descrição concisa do trabalho, sempre com letras, figuras, tabelas, suficientemente grandes para a leitura a uma distância de pelo menos 1 metro;
  • Objetivo(s) do trabalho;
  • Metodologia, análise e descrição dos resultados;
  • Reflexão final/conclusão;
  • Referências bibliográficas.

O póster deve ser entregue no local de receção e credenciação dos participantes, o mais tardar até ao primeiro dia do evento: 14 de maio.

Submissão de Propostas
A submissão de propostas, nas duas modalidades de participação no Congresso, faz-se através da plataforma EasyChair.
Se ainda não está inscrito nesta plataforma, deve começar por fazer o registo. Só depois poderá enviar o resumo com a sua proposta de comunicação.  Cada participante poderá apenas ser autor/a ou /coautor/a, no máximo, de duas propostas aceites.

Valores da inscrição

Participação sem comunicação Até 30 abril Até 13 maio 14-15 maio
Professores/as, investigadores/as e profissionais        70€      80€     100€
Estudantes*      30€       40€
Participação com comunicação
Professores/as, investigadores/as e profissionais       80€       100€     120€
Estudantes*      30€        40€       50€

*Mediante envio do comprovativo institucional desse estatuto ou fotocópia do cartão de estudante atualizado. Os pós-doutorados não se incluem neste grupo.

Inscrição
A inscrição e o pagamento deve ser feito aqui (brevemente disponível)

Jantar social
O jantar social terá lugar no dia 14 de maio e tem um custo adicional de 35€ por pessoa.
O registo e o pagamento do jantar social deverão ser realizados no ato da inscrição.

 

Comissão  Científica

Ana Benavente, Universidade Lusófona, Portugal
Ana Carita, Universidade Lusófona, Portugal
Ana Sofia António, Universidade Lusófona, Portugal
António Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal
Daniela Mascarenhas, Instituto Politécnico do Porto
Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
Glória Ramalho, Universidade Lusófona, Portugal
João Sampaio Maia, Universidade Lusófona, Portugal
João Horta Neto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil
Maria Manuel Calvet Ricardo, Universidade Lusófona, Portugal
Rosa Serradas Duarte, Universidade Lusófona, Portugal
Vitor Duarte Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
Vitor Rosa, Universidade Lusófona, Portugal

 

Comissão Organizadora

Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal (Coord.)
Ana Lourdes Araújo, Universidade Lusófona, Portugal
Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
Filipa Lourenço, Universidade Lusófona, Portugal
Lucas Pena, Universidade Lusófona, Portugal
Maria Manuel Calvet Ricardo, Universidade Lusófona, Portugal
Teresa Teixeira Lopo, Universidade Lusófona, Portugal
Vitor Rosa, Universidade Lusófona, Portugal