Questões, desafios e debates internacionais sobre o PISA | Seminário | 8 de abril

Realiza-se no próximo dia 8 de abril, sexta-feira, em formato híbrido, online/via Zoom e presencialmente na Universidade de Lille, o Seminário L’évaluation PISA: questions, enjeux et débats internationaux

O Seminário visa analisar e debater as questões colocadas à investigação por uma avaliação internacional de larga escala como o PISA – Programme for International Student Assessment, considerando o seu papel na produção de resultados cíclicos sobre os sistemas escolares, e na transmissão e construção de uma determinada conceção de investigação em educação.

Programa e horário das comunicações (UTC+2)

14h00. Introdução | Daniel Bart (Théodile-CIREL, Université de Lille, França)
14h10. Abertura | Juliana Alves Assis (PUC Minas, Brasil)
14h25. Recherche et société à l’ère des outils de normalisation des politiques globales d’évaluation de l’éducation | Régis Malet (LACES, Université de Bordeaux, França)
15h00. Socialisation langagière et statut socioéconomique des élèves: effets et implications dans le PISA | Tiane Donahue (Darmouth College, Estados Unidos)
15h35. Pausa-café
16h00. PISA et “PISA pour le développement”: deux programmes, un même discours? | Teresa Texeira Lopo | (CeiED, Universidade Lusófona, Portugal)
16h35. Les mathématiques à PISA: un essai d’analyse didactique | Éric Roditi (EDA, Université de Paris, França)
17h10. Discussão e síntese dos trabalhos | Bertrand Daunay (Théodile-CIREL, Université de Lille, França)
18h00. Encerramento.

A língua de trabalho a utilizar no Seminário será o francês. Eventuais manifestações de interesse em participar na modalidade online deverão ser feitas, até ao próximo dia 6 de abril, para teresa.lopo@ulusofona.pt indicando o nome, a filiação institucional e o e-mail.

Conferência The Instrumentation and Enactment of Public Education Reform: chamada de comunicações

Divulgamos a chamada de comunicações para a conferência final do projeto REFORMED: Reforming Schools Globally: A Multi-Scalar Analysis of Autonomy and Accountability Policies in the Education Sector, desenvolvido na Universidade Autónoma de Barcelona e coordenado por Antoni Verger.

A conferência, subordinada ao tema “The Instrumentation and Enactment of Public Education Reform”, aceita propostas centradas na mudança da natureza da reforma educacional pública, a economia política das reformas contemporâneas, a adoção dessas reformas em diferentes níveis de política e dos seus efeitos em termos de equidade na educação, bem como, sobre a essência do trabalho dos dirigentes escolares e professores. Trabalhos com foco em abordagens alternativas às reformas contemporâneas e sobre inovações na política educacional também são bem-vindos.

A conferência será realizada em Barcelona nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2022, presencialmente, mas com exceções para a participação online. Os resumos deverão ter entre 500 e 1000 palavras. A submissão de propostas, que está aberta até ao dia 15 de janeiro de 2022, pode ser realizada aqui.

Número temático sobre o PISA publicado na Revue Education Comparée


A Revue Education Comparée, editada pela AFEC – Association Francophone d’Education Comparée, acaba de lançar o dossiê, coordenado por Juliana Alves Assis e Daniel Bart, Le PISA : regards croisés Brésil – France sur une approche internationale de l’évaluation de la compréhension de l’écrit. Mais informações sobre os artigos que integram este número temático podem ser consultadas aqui.

A este propósito, relembramos que o webinar do projeto PISA_PT Leituras sobre o PISA: uma análise comparada Brasil – França, com as intervenções de João Luiz Horta Neto (INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Romuald Normand (Université de Strasbourg), se vai realizar no próximo dia 31 de maio. Mais informações sobre este evento podem ser consultadas aqui.