Investigadores do projeto PISA_PT participam em Simpósio da ESERA

Os/as investigadores/as António Teodoro, Teresa Teixeira Lopo, Vítor Teodoro, Ana Carita e Elsa Estrela participaram, como oradores/as convidados/as, na conferência Fostering scientific citizenship in an uncertain world, promovida pela European Science Education Research Association (ESERA) e que juntou mais de 1200 membros da comunidade internacional de pesquisa em educação científica.

A comunicação apresentada – A success story? The PISA impacts on media discourse and public policies in Portugal (2000-2018)-integrou o Simpósio What contribution can PISA 2025 make to improving science education?

Este Simpósio, coordenado pelo investigador Jonathan Osborne (Graduate School of Education – Stanford University) contou, ainda, com a participação da investigadora Louise Archer (University College London) e do investigador Knut Neuman (IPN, Kiel). Os slides da apresentação podem ser visionados aqui.

Os investigadores do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”  Vítor Rosa, João Sampaio MaiaDaniela Mascarenhas  publicaram um novo artigo na revista Indagatio Didactica. 

Os autores analisaram as tendências de evolução dos desempenhos dos alunos portugueses do 4.º ano de escolaridade no âmbito do inquérito internacional Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) (incluindo o ePIRLS em 2016), conduzido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) sobre a literacia de leitura, tendo em conta os seus dados gerais e os respetivos dados referentes a Portugal. Para o efeito, analisaram os relatórios e as bases de dados produzidos(as) por esta Associação e o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

Os resultados revelam que, em 2016, Portugal encontra-se no grupo de participantes que registaram uma pontuação média superior ao ponto central da escala PIRLS (500 pontos), mas, face a 2011, representa uma descida. Revelou também que, em 2011, as raparigas apresentaram melhores resultados do que os rapazes, mas que essa diferença foi praticamente anulada em 2016 e que não há diferenças significativas entre os resultados obtidos no PIRLS e no ePIRLS. Tanto em 2011 como em 2016, foi a região do Ave que teve melhores resultados.


Os investigadores do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”  António Teodoro e Teresa Teixeira Lopo publicaram novo artigo na revista Paedagogica Historica, que pode ser lido na íntegra aqui.

Este artigo apresenta uma análise do exame à política de educação de Portugal conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em 1987, bem como, sobre o seu papel na legitimação de um novo vocacionalismo.

O artigo centra-se, em particular, na recomendação principal apresentada no relatório dos examinadores quanto ao investimento na qualificação inicial dos jovens e a sua relação com a criação, em 1988, de um novo órgão administrativo do Ministério da Educação responsável pelo lançamento das escolas profissionais em 1989.

Os resultados  sugerem que foi esse exame da OCDE que abriu o caminho para o renascimento da educação profissional em Portugal, mas, agora, repensada e redefinida como uma forma ampliada e socialmente fundamentada de vocacionalismo.