Comunicações (resumos/atas)

Eventos internacionais

  1. Galego, C., Canário, S., & Teodoro, A. (2019, setembro). PISA and literacy concept: Analyse of the centrality of literacy as the main operative concept in student assessment. Comunicação apresentada na Conferência ECER 2019, Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future, Universidade de Hamburgo, Hamburgo, 3-6 setembro. Resumo disponível aqui
  2. Lopo, T.T. (2019, junho). Os estudos de avaliação comparada sobre a educação cívica e a sua influência na decisão sobre políticas educativas. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 30-31 maio e 1 junho.
  3. Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2019, setembro). O contributo dos inquéritos internacionais na área da educação (PISA, TIMSS e PIRLS) para a formação dos docentes. Comunicação apresentada no Congresso Internacional sobre Profissionalidade Docente, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 23 e 24 de setembro.
  4. Teodoro, A. (2019, maio). A success story? A research project about Portugal and the PISA (2000-2015). Comunicação apresentada na XVII World Congress of Comparative Education, Riviera Maya, Cancun, 21-24.

Eventos nacionais

  1. Araújo, A. L., & Borges, L. (2019, julho). Uma história de sucesso? Portugal e o Pisa (2000-2015). Comunicação apresentada no 9.º Encontro de Investigadores do CeiED, Investigação em Educação: Olhares Plurais na Co-criação de Justiça Cognitiva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 5 julho. Resumo disponível aqui
  2. Estrela, E., Lopo, T. T., & Teodoro, A. (2019, junho). O movimento da evidence-based education policy e as políticas curriculares em Portugal. Comunicação apresentada no II Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, 13-14 junho. Resumo disponível aqui
  3. Mascarenhas, D., Rosa, V., & Maia, J. S. (2019, outubro). O contributo do PISA, do TIMSS e do PIRLS na educação: Balanços e perspetivas. Comunicação apresentada no Colóquio CIDInE Inovação em educação: Balanços e perspetivas futuras, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto, 25 e 26 de outubro. Resumo disponível aqui