Literacia e competências
Addey, C. (2018). Assembling literacy as global: The danger of a single story . In M. Milana, J. Holford, S. Webb, P. Jarvis, & R. Waller (Eds.), The Palgrave International Handbook of Adult and Lifelong Education and Learning (pp. 315-335). https://doi.org/10.1057/978-1-137-55783-4_17
Ávila, P. (2007). Os contextos da literacia: Percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados . Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 17 (1), 307-337.
Bart, D, Daunay, B., & Mhirsi, C. B. (2018). Les problèmes de traduction dans le PISA : Les limites de la standardisation des tests de compréhension. Lidil , 57, 1-18. Recuperado de http://journals.openedition.org/lidil/4936
Benavente, A., Rosa, A., Costa, A. F., & Ávila, P. (1996). A Literacia em Portugal: Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Delgado-Martins, M. R., Ramalho, G., & Costa, A. (Eds.). (2000). Literacia e sociedade: Contribuições pluridisciplinares . Lisboa: Caminho.
El Masri, Y. H., Baird, J.-A., & Graesser, A. (2016). Language effects in international testing: The case of PISA 2006 science items . Assessment in Education: Principles, Policy & Practice , 23 (4), 427-455.
Fadel, C., Bialik, M., & Trilling, B. (2015). Educação em quatro dimensões : As competências que os estudantes devem ter para atingir o sucesso . Boston: Center for Curriculum Redesign.
Kankaraš, M., & Moors, G. (2014). Analysis of cross-cultural comparability of PISA 2009 scores . Journal of Cross-Cultural Psychology , 45, 381-399. doi:10.1177/0022022113511297.
Lopes, P., Costa, P., Araújo, L. & Ávila, P. (2018). Measuring media and information literacy skills: Construction of a test . Communications, 43 (4), 508-534
Rappleye, J., & Komatsu, H. (2019). Is knowledge capital theory degenerate? PIAAC, PISA, and economic growth. Compare: A Journal of Comparative and International Education . doi: 10.1080/03057925.2019.1612233
Sim-Sim, I. ( 2002, maio ). Por outro lado II: Entrevista a Inês Sim-Sim (A. S. Dias, entrevistadora) [Programa televisivo]. Recuperado de https://arquivos.rtp.pt/conteudos/ines-sim-sim/
Soares, M. (2016). Alfabetização: A questão dos métodos . São Paulo: Contexto.
Spampinato, M. (2019). Placing literacy in cultural contexts: To what extent do sub-national differences in OECD PISA literacy scores reflect cultural heterogeneity in cognition and motivation? In L. Palmerio, & E. Caponera (Eds.), Le indagini internazionali OCSE e IEA del 2015. Contributi di approfondimento (pp.87-128). Milano: Franco Angeli.