NOVO: Conferência Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018): 16 de fevereiro 2022
Dia 16 de fevereiro de 2022
Esta conferência será transmitida online, via Zoom. A manifestação de interesse em participar deve ser feita para teresa.lopo@ulusofona.pt indicando obrigatoriamente o nome, a filiação institucional e os contactos (e-mail e telefone). A reserva de lugares será feita por ordem de inscrição até ao preenchimento da lotação máxima da plataforma.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta conferência encontra-se certificada como Ação de Formação de Curta Duração (ACD), ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente: educadores/as de infância, docentes do ensino básico e secundário, e de educação especial. Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão preencher o formulário disponibilizado neste link.
Programa
09.00 Receção dos participantes
09.30 Sessão de abertura: Das origens do PISA à sua centralidade na regulação transnacional das políticas de educação
António Teodoro, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Investigador Principal do projeto pisa_pt
10.00 Projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018): objetivos iniciais, metodologia, resultados
Apresentação de Vítor Duarte Teodoro, com a equipa de investigação
11.00 Pausa-café
11.30 Painel: Uma visão crítica
- Ana Benavente, Universidade Lusófona e ICS-Universidade de Lisboa, consultora do projeto pisa_pt
- Luís Miguel Carvalho, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
- Gil Nata, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto
- Moderadora Glória Ramalho
13.00 Pausa-almoço
14.30 Painel: O PISA e as suas implicações na formulação de políticas públicas
- João Luiz Horta Neto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil
- Romuald Normand, Université de Strasbourg
- Elsa Estrela, Universidade Lusófona, investigadora do projeto pisa_pt
- Moderadora: Rosa Serradas Duarte
16.00 Pausa-café
16.30 Painel: Os futuros possíveis do PISA e de uma governação assente numa avaliação internacional em larga-escala (ILSA)
- João Costa, NOVA FCSH, Secretário de Estado Adjunto e da Educação (XXI e XXII Governos)
- Camilla Addey, Universitat Autònoma de Barcelona
- Daniel Bart e Bertrand Daunay, Université de Lille
- Moderadora: Teresa Teixeira Lopo
18:00 Palavras finais: O PISA e as limitações e riscos de um projeto de governação global da OCDE
António Teodoro, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Investigador Principal do projeto pisa_pt
18.30 Encerramento
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) vai promover um ciclo de webinars (via Zoom), enquadrados nas atividades do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”.
Programa
19 de abril
16h00-17h30 (CET)
Link, ID da reunião: 810 7167 1858 , senha de acesso: 328440
António Teodoro (CeiED), Teresa Teixeira Lopo (CeiED) e Camilla Addey (Universitat Autònoma de Barcelona; participação sujeita a confirmação), “Participação no PISA e decisão política: o caso de Portugal”
3 de maio
16h00-17h30 (CET)
Link, ID da reunião: 876 2753 8982, Senha de acesso: 730220
Vítor Teodoro (CeiED) e Jonathan Osborne (Stanford-Graduate School of Education) “Testing PISA tests” (webinar só em inglês)
17 de maio
16h00-17h30 (CET)
Link, ID da reunião: 860 2149 2156, senha de acesso: 759096
Ana Carita (CeiED), Rosa Serradas Duarte (CeiED) e Maria Manuel Calvet Ricardo (CeiED) “Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA”
31 de maio
16h00-17h30 (CET)
Link, ID da reunião: 810 8153 7705, senha de acesso: 840368
João Luiz Horta Neto (INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Romuald Normand (Université de Strasbourg) “Leituras sobre o PISA: uma análise comparada Brasil – França”
16 de junho
16h00-17h30 (CET)
Link, ID da reunião: 896 7480 2231, senha de acesso: 887093
Elsa Estrela (CeiED) e Diana Sousa (Institute of Education, University College London) “Implicações do PISA no conhecimento oficial”
28 de junho
16h00-17h30 (CET)
Link, ID da reunião: 838 9021 8581, Senha de acesso: 851284
Ana Benavente (ex-Secretária de Estado da Educação no XIII e XIV Governos Constitucionais) e António Teodoro (CeiED)
“PISA: uma história de sucesso? Algumas conclusões e novas questões de investigação”
Organização e contactos: Teresa Teixeira Lopo- teresa.lopo@ulusofona.pt,Vítor Rosa- vitor.rosa@ulusofona.pt
Nos dias 14 e 15 de maio de 2020, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, acolhe o Congresso Internacional Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), enquadra-se nas atividades do projeto de investigação financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/30084/2017), “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”.
Convida-se toda a comunidade académica, educativa e potenciais interessados a submeter trabalhos num dos quatro eixos temáticos do Congresso, lembrando que a data limite para submissão de proposta de comunicação e póster termina em 31 de março.
Tema e Eixos Temáticos
Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação, influenciando decisores políticos, gestores escolares e os media.
Em linha com o aumento dos países participantes nesses inquéritos, também o número de organizações responsáveis pela sua operacionalização, gestão e realização tem vindo a crescer e inclui, atualmente, uma extensa rede de atores públicos e privados, entre os quais, se incluem a OCDE, a IEA, a SACMEQ, a Unesco e o Banco Mundial.
Essa dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica internacional. Neste enquadramento geral, o Congresso propõe a análise e discussão do tema das avaliações internacionais em larga escala na sua relação com a mudança educativa.
As propostas de participação no Congresso devem estar enquadradas num dos seguintes eixos temáticos:
- Big Science, Big Data e os Inquéritos Internacionais na Educação
- A influência dos Inquéritos (PISA, TIMSS e PIRLS) na formação de professores, nos exames e nas práticas escolares
- Literacia, o PISA e a Regulação das Políticas de Educação
- Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA
Datas Importantes
- Até 31 março: Submissão Comunicação/Póster
- Até 15 abril: Notificação Comunicação/Póster*
- Até 30 abril: Inscrições primeira fase
- Até 13 maio: Inscrições segunda fase
- 14-15 maio: Inscrições terceira fase**
- 14-15 maio: Congresso
- Até 31 maio: Envio de texto completo***
* Os autores que tenham propostas de trabalho aceites pela Comissão Científica devem efetuar a inscrição e o pagamento no Congresso até ao dia 30 de abril.
** Necessária a apresentação, no local de credenciação do evento, do comprovativo de pagamento da inscrição.
*** O envio do texto completo é facultativo e deverá ser enviado depois da notificação de aceitação da proposta de comunicação. O texto a submeter deve estar de acordo com este modelo.
A Comissão Organizadora reserva o direito de não publicar textos que não estejam de acordo com a norma e o formato definidos.
Modalidades de Participação
Existem duas modalidades de participação no Congresso: Comunicação e Póster. A submissão de propostas, em qualquer uma das modalidades, deverá estar enquadrada num dos eixos temáticos do Congresso. As propostas podem ser submetidas numa das seguintes línguas de trabalho: português, inglês ou espanhol.
Comunicação
- O resumo da comunicação deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Devem ser indicadas até 5 palavras-chave.
- O envio do texto completo para integrar o livro de Atas do Congresso, em formato digital, é facultativo.
- O texto completo só deverá ser enviado para a Comissão Organizadora depois de o resumo da comunicação ter sido aprovado pela Comissão Científica do Congresso.
- O texto completo deve ser enviado num ficheiro doc do Microsoft Word, utilizando o modelo disponível aqui.
- Os textos podem ser escritos numa das três línguas do Congresso: português, inglês ou espanhol.
Póster
O resumo da comunicação em póster deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Deverá apresentar a descrição concisa do trabalho; os objetivos, a metodologia, análise e descrição de resultados; e reflexão final.
O póster a apresentar no Congresso deverá ter as dimensões de 100x90cm. Pode conter fotos, gráficos e texto, desde que a visualização não seja prejudicada. O póster deve ainda obedecer às seguintes normas:
- Título em letras maiúsculas visível a 2 metros de distância;
- Nome e instituição dos/as autores/as, também em destaque e logo abaixo do título;
- Descrição concisa do trabalho, sempre com letras, figuras, tabelas, suficientemente grandes para a leitura a uma distância de pelo menos 1 metro;
- Objetivo(s) do trabalho;
- Metodologia, análise e descrição dos resultados;
- Reflexão final/conclusão;
- Referências bibliográficas.
O póster deve ser entregue no local de receção e credenciação dos participantes, o mais tardar até ao primeiro dia do evento: 14 de maio.
Submissão de Propostas
A submissão de propostas, nas duas modalidades de participação no Congresso, faz-se através da plataforma EasyChair.
Se ainda não está inscrito nesta plataforma, deve começar por fazer o registo. Só depois poderá enviar o resumo com a sua proposta de comunicação. Cada participante poderá apenas ser autor/a ou /coautor/a, no máximo, de duas propostas aceites.
Valores da inscrição
Participação sem comunicação | Até 30 abril | Até 13 maio | 14-15 maio |
Professores/as, investigadores/as e profissionais | 70€ | 80€ | 100€ |
Estudantes* | 30€ | 40€ | |
Participação com comunicação | |||
Professores/as, investigadores/as e profissionais | 80€ | 100€ | 120€ |
Estudantes* | 30€ | 40€ | 50€ |
*Mediante envio do comprovativo institucional desse estatuto ou fotocópia do cartão de estudante atualizado. Os pós-doutorados não se incluem neste grupo.
Inscrição
A inscrição e o pagamento deve ser feito aqui (brevemente disponível).
Jantar social
O jantar social terá lugar no dia 14 de maio e tem um custo adicional de 35€ por pessoa.
O registo e o pagamento do jantar social deverão ser realizados no ato da inscrição.
Comissão Científica
- Ana Benavente, Universidade Lusófona, Portugal
- Ana Carita, Universidade Lusófona, Portugal
- Ana Sofia António, Universidade Lusófona, Portugal
- António Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
- Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal
- Daniela Mascarenhas, Instituto Politécnico do Porto
- Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
- Glória Ramalho, Universidade Lusófona, Portugal
- João Sampaio Maia, Universidade Lusófona, Portugal
- João Horta Neto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil
- Maria Manuel Calvet Ricardo, Universidade Lusófona, Portugal
- Rosa Serradas Duarte, Universidade Lusófona, Portugal
- Vitor Duarte Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
- Vitor Rosa, Universidade Lusófona, Portugal
Comissão Organizadora
- Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal (Coord.)
- Ana Lourdes Araújo, Universidade Lusófona, Portugal
- Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
- Filipa Lourenço, Universidade Lusófona, Portugal
- Lucas Pena, Universidade Lusófona, Portugal
- Maria Manuel Calvet Ricardo, Universidade Lusófona, Portugal
- Teresa Teixeira Lopo, Universidade Lusófona, Portugal
- Vitor Rosa, Universidade Lusófona, Portugal