Nos dias 14 e 15 de maio de 2020, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, acolhe o Congresso Internacional Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), enquadra-se nas atividades do projeto de investigação financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/30084/2017), “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”. Mais informações sobre o Congresso podem ser consultadas aqui.
Romuald Normand, sociólogo, investigador e professor da Universidade de Estrasburgo está confirmado como keynote speaker.
Nos dias 14 e 15 de maio de 2020, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, acolhe o Congresso Internacional “Uma história de sucesso? PISA”, avaliação em larga escala e mudança educativa. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), enquadra-se nas atividades do projeto de investigação financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/30084/2017), “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”. Mais informações sobre o Congresso podem ser consultadas aqui.
Camilla Addey, professora de Educação Internacional e Comparada no Teachers College da Universidade de Columbia, investigadora da Universidade Autónoma de Barcelona e membro da direção do Laboratory of International Assessment Studies está confirmada como keynote speaker.
Nos dias 14 e 15 de maio de 2020, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, acolhe o Congresso Internacional “Uma história de sucesso? PISA”, avaliação em larga escala e mudança educativa. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), enquadra-se nas atividades do projeto de investigação financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/30084/2017), “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”.
Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação, influenciando decisores políticos, gestores escolares e os media; por contraste, uma vasta literatura crítica internacional tem questionado essa dimensão de governação global.
Neste enquadramento geral, o Congresso propõe a análise e discussão do tema das avaliações internacionais em larga escala na sua relação com a mudança educativa, contemplando os seguintes quatro eixos:
Big Science, Big Data e os inquéritos internacionais na educação;
A influência dos Inquéritos PISA, TIMSS e PIRLS na formação de professores, nos exames e nas práticas escolares;
Literacia, o PISA e a regulação das políticas de educação;
Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA.
Convida-se toda a comunidade académica, educativa e potenciais interessados a submeter trabalhos num dos quatro eixos temáticos do Congresso, lembrando que a data limite para submissão de propostas termina a 31 de março.
Informação detalhada sobre o Congresso pode ser consultada aqui.