Sessão pública de análise dos resultados do PISA

Decorreu no dia 6 de dezembro de 2019, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, uma sessão pública de análise dos resultados do PISA, coordenada pelo Diretor do CeiED, António Teodoro, e que contou com a participação da equipa do projeto de investigação “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”.

As intervenções podem ser visualizadas aqui:

Streaming (parte 1)
https://www.facebook.com/ceiedulusofona/posts/3200428303361266

Streaming (parte 2)
https://www.facebook.com/ceiedulusofona/posts/3200433346694095

Streaming (parte 3)
https://www.facebook.com/ceiedulusofona/posts/3200446343359462

SAVE THE DATE: Congresso Internacional

Nos dias 14 e 15 de maio de 2020, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, acolhe o Congresso Internacional “Uma história de sucesso? PISA”, avaliação em larga escala e mudança educativa. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), enquadra-se nas atividades do projeto de investigação financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/30084/2017), “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”.

Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação, influenciando decisores políticos, gestores escolares e os media; por contraste, uma vasta literatura crítica internacional tem questionado essa dimensão de governação global.

Neste enquadramento geral, o Congresso propõe a análise e discussão do tema das avaliações internacionais em larga escala na sua relação com a mudança educativa, contemplando os seguintes quatro eixos:

  1. Big Science, Big Data e os inquéritos internacionais na educação;
  2. A influência dos Inquéritos PISA, TIMSS e PIRLS na formação de professores, nos exames e nas práticas escolares;
  3. Literacia, o PISA e a regulação das políticas de educação;
  4. Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA.

O programa completo será divulgado brevemente.