Literacia e competências

  1. Addey, C. (2018). Assembling literacy as global: The danger of a single story. In M. Milana, J. Holford, S. Webb, P. Jarvis, & R. Waller (Eds.), The Palgrave International Handbook of Adult and Lifelong Education and Learning (pp. 315-335). https://doi.org/10.1057/978-1-137-55783-4_17
  2. Ávila, P. (2007). Os contextos da literacia: Percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 17(1), 307-337.
  3. Bart, D, Daunay, B., & Mhirsi, C. B. (2018). Les problèmes de traduction dans le PISA : Les limites de la standardisation des tests de compréhension. Lidil, 57, 1-18. Recuperado de http://journals.openedition.org/lidil/4936
  4. Benavente, A., Rosa, A., Costa, A. F., & Ávila, P. (1996). A Literacia em Portugal: Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  5. Delgado-Martins, M. R., Ramalho, G., & Costa, A. (Eds.). (2000). Literacia e sociedade: Contribuições pluridisciplinares. Lisboa: Caminho.
  6. El Masri, Y. H., Baird, J.-A., & Graesser, A. (2016).  Language effects in international testing: The case of PISA 2006 science items. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 23(4), 427-455.
  7. Fadel, C., Bialik, M., & Trilling, B. (2015). Educação em quatro dimensões: As competências que os estudantes devem ter para atingir o sucesso. Boston: Center for Curriculum Redesign.
  8. Kankaraš, M., & Moors, G. (2014). Analysis of cross-cultural comparability of PISA 2009 scores. Journal of Cross-Cultural Psychology, 45, 381-399. doi:10.1177/0022022113511297.
  9. Lopes, P., Costa, P., Araújo, L. & Ávila, P. (2018). Measuring media and information literacy skills: Construction of a test. Communications, 43(4), 508-534
  10. Rappleye, J., & Komatsu, H. (2019). Is knowledge capital theory degenerate? PIAAC, PISA, and economic growth. Compare: A Journal of Comparative and International Education. doi: 10.1080/03057925.2019.1612233
  11. Sim-Sim, I. ( 2002, maio ). Por outro lado II: Entrevista a Inês Sim-Sim (A. S. Dias, entrevistadora) [Programa televisivo]. Recuperado de  https://arquivos.rtp.pt/conteudos/ines-sim-sim/
  12. Soares, M.  (2016). Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto.
  13. Spampinato, M. (2019). Placing literacy in cultural contexts: To what extent do sub-national differences in OECD PISA literacy scores reflect cultural heterogeneity in cognition and motivation? In L. Palmerio, & E. Caponera (Eds.), Le indagini internazionali OCSE e IEA del 2015. Contributi di approfondimento (pp.87-128). Milano: Franco Angeli.