Webinar 15 de dezembro. Avaliações internacionais de larga escala: Portugal à procura de uma pertença global?

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação Comparada
Webinar: Avaliações Internacionais de Larga Escala: Portugal à procura de uma pertença global?
Apresentação: Teresa Teixeira Lopo, CeiED, Universidade Lusófona
Comentários: Almerindo Janela Afonso, Unversidade do Minho & António Teodoro, Universidade Lusófona

Data: dia 15 de dezembro de 2020, às 16.00-17.00 horas (WET)
Local: Plataforma Zoom.
ID da reunião: 864 9839 4008
Zoom link: https://videoconfcolibri.zoom.us/j/86498394008?pwd=alY5QllJbVB4aTZSbGVaU3N0UnVjdz09

Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação. Esta dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica.

Este webinar propõe, justamente, a análise e discussão do tema da mobilização e disseminação das avaliações internacionais de larga escala e dos fundamentos e fatores que determinaram a decisão política da participação de Portugal nessas avaliações e, em particular, no PISA.

O webinar conta com a participação de Teresa Teixeira Lopo (investigadora do projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) e os comentários de Almerindo Janela Afonso (Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SPCE e investigador do CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho) e de António Teodoro (Diretor do CeiED e Coordenador do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”.

Este webinar é o primeiro de um ciclo de conversas virtuais abertas ao público e que serão realizadas mensalmente pela SPCE-SEC.