O investigador do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)” Vítor Rosa, publicou novo artigo na revista Eduser – revista de educação, que pode ser lido na íntegra aqui.

Há vários anos que Portugal participa em vários estudos internacionais ligados à educação e aprendizagem dos alunos, realizados por diversas organizações, em particular a International Association for the Evaluation  of  Educational  Achievement (IEA).  Um dos mais recentes é o International   Computer   and   Information   Literacy Study (ICILS), que   procura   avaliar   as competências  dos  alunos  do  8.º  ano  de  escolaridade  em  Tecnologias  da  Informação  e  da Comunicação  (TIC),  focando-se em dois  domínios  principais:  a  Literacia  em  Computadores  e Informação  (CIL) e o Pensamento Computacional  (CT).

 Neste artigo procuramos analisar os resultados gerais de Portugal e a diferenciação de género.  Recorremos a uma metodologia interpretativa, com base na análise dos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações. Os resultados revelam que Portugal se encontra no grupo de participantes que registaram uma pontuação média superior ao ponto médio da escala ICILS. Revelou também que existe diferenciação de género nos dois domínios avaliados.