Logo do cabeçalho da página

O investigador do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)” Vítor Rosa publicou um novo artigo na Revista Portuguesa de Investigação Educacional, intitulado O PISA e a literacia financeira: os resultados de Portugal.

Este artigo analisa os resultados de 2018 da avaliação em literacia financeira do Programme for International Student Assessment (PISA), conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Este estudo internacional em larga escala incide, tradicionalmente, sobre a literacia de leitura, de matemática e de ciências, e mais recentemente inclui a resolução colaborativa de problemas e a literacia financeira.

A análise foi realizada a partir dos dados globais conhecidos dos países participantes no PISA, mas com um olhar particular para os dados de Portugal.  Os resultados revelam que, na sua larga maioria, os jovens portugueses parecem estar razoavelmente preparados para responder ativamente aos desafios financeiros. Eles têm o conhecimento mínimo para lidar com as questões financeiras do dia a dia. Contudo, observam-se assimetrias regionais.