Conferência Final do Projeto PISA_PT reúne em formato híbrido 200 participantes

Realizou-se no dia 16 de fevereiro de 2022, no Auditório José de Araújo da Universidade Lusófona, a conferência final do projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018), financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia que, organizada em formato híbrido, reuniu cerca de 200 pessoas.

Os resultados do projeto PISA_PT foram submetidos a um escrutínio crítico de outros investigadores nacionais e estrangeiros que têm abordado a questão da regulação das políticas educativas por meio dos designados International Large-Scale Assessments (ILSA), de que o PISA é o mais icónico representante.

A conferência contou com a participação do Diretor do CeiED e Principal Investigator (PI) do projeto, António Teodoro, do co-PI Vítor Duarte Teodoro, Universidade Lusófona, dos consultores Ana Benavente, Universidade Lusófona, e João Horta Neto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, da equipa de investigação  e dos/as conferencistas  Elsa Estrela, Universidade Lusófona e investigadora do projeto, Bertrand Daunay e Daniel Bart, Université de Lille, Gil Nata, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Luís Miguel Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Romuald Normand, Université de Strasbourg, e, ainda, de João Costa, NOVA FCSH e Secretário de Estado Adjunto e da Educação (XXI e XXII Governos).

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta conferência foi certificada como Ação de Formação de Curta Duração (ACD), ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente de educadores/as de infância, docentes do ensino básico e secundário, e de educação especial.
Os documentos apresentados no decurso da Conferência podem ser consultados aqui.

A gravação vídeo da conferência, que inclui a comunicação da investigadora Camilla Addey,  Universitat Autònoma de Barcelona, que por motivos técnicos não foi possível partilhar no decurso do evento pode ser visionada na íntegra aqui.
Os conferencistas e a equipa de investigação reuniram-se, depois, num jantar convívio, e no dia 17 de fevereiro em reunião informal de reflexão sobre novas iniciativas comuns a desenvolver no futuro.