A OCDE e o PISA. O sonho de uma governação global na Educação: call for papers

Dossiê Temático: A OCDE e o PISA. O sonho de uma governação global na Educação

Editores Convidados: Elsa Estrela, Vítor Rosa & Vítor Duarte Teodoro

Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação, influenciando decisores políticos, gestores escolares e os media.

Em linha com o aumento dos países participantes nesses inquéritos, também o número de organizações responsáveis pela sua operacionalização, gestão e realização tem vindo a crescer e inclui, atualmente, uma extensa rede de atores públicos e privados, entre os quais, pontifica a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Essa dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica internacional.

Neste enquadramento geral, a Revista Lusófona de Educação abre uma chamada de artigos no quadro do dossiê temático A OCDE e o PISA. O sonho de uma governação global na Educação que problematize o tema das avaliações internacionais em larga escala e, em particular, o papel do PISA, na sua relação com a decisão política e a mudança educativa, contemplando os seguintes quatro eixos de análise:

  1. Big Science, Big Data e os Inquéritos Internacionais de Larga Escala (ILSA) na Educação.
  2. A influência dos ILSA (PISA, TIMSS, PIRLS e TALIS) na formação de professores, nos exames e nas práticas escolares.
  3. Literacia, PISA e a regulação das políticas de educação.
  4. Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA.

Idiomas de apresentação dos textos: Português, Inglês, Espanhol e Francês

Datas Importantes:

  • Data de submissão: até 28 de janeiro de 2022;
  • Data de avaliação: até 28 de fevereiro de 2022;
  • Data de publicação: 1.º semestre de 2022.

Os/as autores/as deverão apresentar uma proposta entre um mínimo de 30.000 e um máximo de 40.000 caracteres (com espaços, incluindo resumos em português, inglês, espanhol e francês), gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto, e referências bibliográficas até um máximo de 25.  Confira as regras de submissão em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/about/submissions

Cada artigo deverá ser enviado para: rlepisa@gmail.com
Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial da revista e sujeitos a uma revisão cega. No entanto, os editores convidados reservam o direito de tomar as decisões finais quanto à publicação. Serão selecionados 7 artigos para este dossiê temático.

Reunião de investigadores/as e consultores/as do projeto PISA_PT


Realizou-se, no passado dia 8 de novembro de 2021, mais uma reunião de trabalho que juntou os/as investigadores/as e consultores do projeto PISA_PT.

Na reunião, realizada em formato híbrido, presencial e online, a equipa realizou um balanço das atividades desenvolvidas nas várias tarefas do projeto e de produção científica, entre relatórios, artigos, capítulos de livros e livros já publicados e a publicar. Foi discutido, ainda, o programa da Conferência final do projeto, que deverá ter lugar em fevereiro de 2022, e que anunciaremos, aqui, brevemente.

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O investigador do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)” Vítor Rosa publicou um novo artigo na Revista Portuguesa de Investigação Educacional, intitulado O PISA e a literacia financeira: os resultados de Portugal.

Este artigo analisa os resultados de 2018 da avaliação em literacia financeira do Programme for International Student Assessment (PISA), conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Este estudo internacional em larga escala incide, tradicionalmente, sobre a literacia de leitura, de matemática e de ciências, e mais recentemente inclui a resolução colaborativa de problemas e a literacia financeira.

A análise foi realizada a partir dos dados globais conhecidos dos países participantes no PISA, mas com um olhar particular para os dados de Portugal.  Os resultados revelam que, na sua larga maioria, os jovens portugueses parecem estar razoavelmente preparados para responder ativamente aos desafios financeiros. Eles têm o conhecimento mínimo para lidar com as questões financeiras do dia a dia. Contudo, observam-se assimetrias regionais.