Novo livro: Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance já disponível

O livro Critical perspectives on PISA as a means of global governance: Risks, limitations, and humanistic alternatives editado por António Teodoro com a chancela da Routledge, analisa criticamente o PISA (Programme for International Students Assessment), centrando-se na sua origem e implementação, na sua relação com outros inquéritos internacionais de larga escala, e nos seus impactos nas políticas e reformas educativas a nível nacional e transnacional.

Utilizando dados empíricos recolhidos do projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015), o livro destaca, ao longo dos seus oito capítulos, as ligações entre o PISA e questões emergentes, incluindo a circulação internacional da big science, expertise e política, e identifica os seus limites conceptuais e metodológicos enquanto projeto de governação global.

O volume, que contou com a colaboração de vários investigadores do projeto PISA_PT, fornece um novo quadro para compreender como as prioridades da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) se manifestam através de um instrumento regulador baseado na Teoria do Capital Humano e do Conhecimento e como, dessa forma, se constitui como um caso estimulador da procura de novas alternativas humanistas.

O livro dirige-se a à comunidade científica e profissional com interesse nas áreas das políticas de educação, educação internacional e comparada, sociologia da educação e história da educação.  A encomenda pode ser feita aqui.