Realizou-se, no dia 8 de janeiro, a primeira sessão de videoconferência do ano de 2021, da equipa de investigação e consultores do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”, para ponto de situação dos tarefas em curso, publicação científica e próximos eventos.
Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação. Esta dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica.
Este webinar propõe, justamente, a análise e discussão do tema da mobilização e disseminação das avaliações internacionais de larga escala e dos fundamentos e fatores que determinaram a decisão política da participação de Portugal nessas avaliações e, em particular, no PISA.
O webinar conta com a participação de Teresa Teixeira Lopo (investigadora do projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) e os comentários de Almerindo Janela Afonso (Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SPCE e investigador do CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho) e de António Teodoro (Diretor do CeiED e Coordenador do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”.
Este webinar é o primeiro de um ciclo de conversas virtuais abertas ao público e que serão realizadas mensalmente pela SPCE-SEC.
A primeira comunicação, apresentada em coautoria pelos dois investigadores, subordinada ao tema PISA, Big Science e o trabalho científico sobre educação em Portugal, centrou-se na análise da possibilidade de inclusão do PISA no descritor de Big Science, e na receção dos conceitos de Big Science e Big Data pela comunidade científica nacional e na sua influência no processo de transformação das condições do trabalho científico sobre educação em Portugal.
Já na segunda comunicação, Thinks tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação, da autoria da investigadora Teresa Teixeira Lopo, foi analisado o tema da industrialização da investigação em educação num desdobramento da sua relação com a emergência de novos atores coletivos dedicados ao trabalho científico sobre educação, com destaque para os think tanks portugueses, a sua organização, características e processo de afirmação na esfera pública, e a sua influência na decisão sobre políticas educativas. Os slides das duas apresentações podem ser visualizados aqui.