Está já disponível para consulta online o número temático do Journal of Supranational Policies of Education (JoSPoE), intitulado PISA como evaluación educativa supranacional: Luces y sombras en equidad, dedicado à análise dos dados e resultados do PISA nos seus vários ciclos desde 2000, e integrando uma ampla variedade de temas e análises internacionais e comparadas, a nível nacional e regional, com atenção particular nas questões de equidade. Todos os artigos podem ser visualizados aqui.

Investigadores do projeto PISA_PT encontram-se em sessão de videoconferência

Realizou-se no dia 1 de abril, uma sessão de videoconferência do projeto “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”, centrada na apresentação e discussão dos enquadramentos teóricos e metodológicos dos projetos de doutoramento dos membros da equipa de investigação e doutorandos/as Ana Lourdes Aráujo, Carlos Décio e Leonor Borges.

Presença do CeiED na apresentação dos resultados do PISA 2018

Os invéstigadores do CeiED, Vítor Rosa, Carla Galego, Teresa Teixeira Lopo e Ana Araújo, estiveram presentes na sessão pública de apresentação dos resultados do PISA 2018, que teve lugar no dia 3 de dezembro de 2019, no Auditório do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.

Face aos ciclos anteriores do PISA, Portugal continua a consolidar os resultados obtidos nos três domínios-chave: leitura, ciências e matemática. O background familiar continua a influenciar os resultados dos alunos. No domínio da leitura, por exemplo, os alunos com Estatuto Socioeconómico e Cultural (ESCS) elevado superaram os alunos com o ESCS baixo em 95 pontos no PISA 2018, sendo que a média da OCDE é de 89 pontos.

No âmbito da amostragem no PISA, a taxa mínima de participação de alunos exigida era de 80%, sendo que em Portugal, nesta edição, não cumpriu os requisitos mínimos previstos, alcançando uma taxa de 76%. O envolvimento das escolas, de professores/as e de alunos/as é, justamente, um dos aspetos que está a ser investigado pela equipa do projeto PISA_PT.